Características básicas dos Programas de Relacionamento e Fidelidade

 

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Personalização

Todas as comunicações são nominais e específicas para cada perfil de cliente. Entenda-se que uma base de clientes é sempre segmentada conforme características comuns dos participantes, portanto um programa tem grupos de participantes com perfis semelhantes.

Canais de Comunicação

Os participantes de um programa precisam ter canais de comunicação para falar com a empresa. Pode ser desde um número de telefone (atendimento ao cliente), ou um chat, fale conosco ou até um número de whats app para enviar suas dúvidas ou mensagens. Um programa deve permitir a interatividade participante-empresa.

Liberdade para o recebimento das comunicações do programa

Os participantes devem ter a opção de escolha de quais canais lhe agradam ou não, para receber as comunicações sobre o programa. Se um cliente não quiser receber comunicações por SMS, por exemplo, indica-se não usar este canal de comunicação com ele.

Armazenagem de Dados

Todas as informações de todas as interações feitas com cada cliente devem ser armazenadas em banco de dados. Estas informações formam o histórico do relacionamento cliente-empresa e são fundamentais para uma análise de perfil mais elaborada, definição de novas ações, novos benefícios e até desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Benefícios atrativos

A partir do conhecimento das características comuns aos diferentes perfis de participantes, oferecer benefícios atrativos e pertinentes, buscando a satisfação do participante.

 

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