A qualificação dos leads

Podemos dizer que um lead é qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo ou alguém que entrou em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Sabendo disso e entendendo que diferentes leads podem estar em diferentes níveis  de relacionamento com sua empresa, é importante classificá-los para que possa ser executada a interação da forma correta, com o conteúdo mais apropriado.

Lead frio

É o usuário que deixou seus dados apenas em troca do que você ofereceu para adquirir aquele conteúdo, mas não interagiu mais com sua empresa.

Lead quente ou em nutrição

É aquele lead que baixou seu conteúdo, entrou no seu site, está abrindo os e-mails que sua empresa está enviando, acessou seu blog, entrou novamente no seu site, simulou uma compra mas não finalizou por não estar no momento adequado ou não estar convencido ainda de que sua empresa é a melhor opção.

O lead quente é seu principal lead, é ele que deve ser nutrido com frequência porque foi o que demonstrou maior interesse na sua empresa. Em determinado momento, vale um contato direto, uma pesquisa, um convite para um lançamento ou um contato de vendas.

Lead inativo

É aquele lead que já recebeu algum material mas não deu continuidade ao relacionamento com sua empresa. Não abre mais os emails que você manda e não faz mas nenhum tipo de contato, não acessa seu site ou blog. Talvez tenha interesse no seu produto ou serviço mas está faltando alguma coisa que faça sua atitude mudar. Pode ser que não esteja no momento de compra adequado ou esteja sendo mais estimulado por algum concorrente. Reveja as comunicações e conteúdos que está enviando para ele e encontre uma nova forma de abordá-lo.

Lead reciclado

É o lead  inativo que foi devidamente estimulado e consequentemente reativado. Como ele passou um período na inatividade, é importante que você planeje ações que permitam uma rápida resposta e interatividade, evitando assim nova inatividade. Promova algum tipo de contato, oferta ou conteúdo realmente relevante que estreite o relacionamento entre sua empresa e o lead reciclado.

Lead qualificado

É o lead que já caminhou por uma série de conteúdos e está pronto para a conversão. Ele já acessou seu site e blog diversas vezes, já vez várias simulações, abre todos os seus e-mails, baixa seus novos conteúdos e está convencido que sua oferta é a melhor do mercado.  É um lead  que está pronto para receber um contato direto da sua equipe de vendas ou se dirigir para um ponto de venda para comprar seu produto.