Um programa de Fidelidade é aplicável a toda base de clientes, fornecedores ou outros públicos?

A ideia básica que precisa ficar clara é que, quando falamos em “Programa de Fidelidade” automaticamente estamos falando em “milhagem”. E quando falamos em “milhagem” é preciso entender que qualquer pessoa, ou empresa, junta milhas, pontos ou moedas com um único objetivo: Trocar estas milhas, pontos ou moedas por algum benefício. Então, se o volume de milhas, pontos ou moedas não for suficiente para que a troca seja por algum produto ou serviço interessante, o programa não atingiu seu objetivo básico, que é satisfazer os participantes. Portanto, o resultado pode ser desastroso e muito negativo para a imagem da marca.

Por isso é fundamental que se tenha muita atenção à moeda de troca, ao que vai ser entregue ao participante no momento da troca. Se não for possível entregar um benefício atrativo é melhor não fazer um programa de fidelidade e buscar outras ferramentas do marketing para trabalhar sua marca.

Por isso existe, neste aspecto, uma grande diferença nos Programas B2B e B2C.

No B2C a empresa não tem a liberdade de selecionar os participantes, qualquer consumidor tem direito de se cadastrar no programa, consumir, pontuar e trocar seus pontos por benefícios.

No B2B a empresa pode convidar os participantes, conforme seu interesse comercial e neste caso ela seleciona a base que tem potencial para conquistar pontos suficientes para efetuar uma troca de pontos por benefícios, que seja atrativa.

É possível mudar a regra de conquista de pontos dos Programas de Fidelidade?

  1. A regra de milhagem é definida em regulamento, mas se em determinado momento a empresa julgar necessário mudar esta regra, deverá fazer o ajuste em regulamento e preservar todos os direitos adquiridos pelos participantes até aquela data. Os pontos conquistados anteriormente à mudança de regra serão convertidos em benefícios, obrigatoriamente, respeitando-se o valor do ponto descrito no regulamento anterior. Indica-se determinar um prazo para o resgate destes pontos.