Por que o marketing digital é tão indicado para pequenas e médias empresas?

Muita gente tem dúvidas sobre a adequação ou não do marketing digital para sua empresa, principalmente se ela for de pequeno ou médio porte. Algumas empresas simplesmente nem tentam trabalhar com esta excelente ferramenta do marketing devido a alguns desconhecimentos básicos:

•       Quais são as estratégias  disponíveis

•       Quais são os canais existentes e o total de usuários.

•       Qual o valor de investimento necessário para a obtenção de bons resultados

•       Necessidade ou não de ter equipe especializada no assunto

E agindo desta forma, mantendo o desconhecimento, continuam utilizando as mesmas ferramentas de sempre, as mesmas ações e consequentemente, obtendo os mesmos resultados.

Se você é um empreendedor que quer mais da sua empresa e que já percebeu que o mundo está mudando a cada dia e que a forma de interagir com as pessoas também está mudando, com certeza vai entender porque o marketing digital pode ser a solução para a obtenção de melhores resultados para a sua empresa.

Antes de entender as questões mais técnicas do marketing digital você precisa se ambientar nesse novo cenário. É importante saber que o Brasil tem atualmente mais de 85 milhões de internautas, que o acesso somente através dos smartphones e tablets já alcançou mais de 58 milhões de usuários e que o investimento no Brasil cresce mais de 30% ao ano (fonte: IAB).

Uma pergunta simples: Como você encontra os produtos ou serviços que procura atualmente? Pergunta para algum conhecido?

Sai andando pelo bairro pedindo indicação para as pessoas? Usa a velha lista telefônica (que nem existe mais)?

Provavelmente você faz como a maioria das pessoas, usa a internet para obter todo tipo de informação de que precisa, desde fornecedores até opções de lazer.

Faça uma pequena busca na internet por alguma empresa, peça de teatro ou até uma pessoa do seu relacionamento e você verá rapidamente que uma enorme quantidade de informações sobre a sua busca estará disponível.

A mesma coisa deveria acontecer com a sua empresa, ela deveria aparecer para os internautas que buscam pelo seu tipo de serviço ou produto, mas isso só será possível se você estruturar um bom planejamento de marketing digital e investir nesta nova ferramenta do marketing. Caso contrário, sua empresa provavelmente não será encontrada.

Você deve estar pensando: Mas será que o marketing digital é indicado para o meu tipo de produto ou serviço?

A resposta é sim, a não ser que seu negócio seja tão absolutamente específico que só possa acontecer via grandes e complexas negociações, como por exemplo a construção de uma usina nuclear. Fora este modelo de negócio, o marketing digital possui ferramentas para todos os tipos de empresas.

Agora imagine que sua empresa está fora deste ambiente digital mas seus concorrentes já entenderam que precisam  participar desta nova forma de se comunicar. Quem você acha que será encontrada primeiro? A sua empresa ou as empresas concorrentes?

Ou então, vamos inverter a situação, imagine que seus concorrentes ainda não acordaram para esta nova realidade e você começa a trabalhar uma boa estratégia digital. Em pouco tempo, quem você acha que estará encabeçando  a busca digital? Quem se tornará referência no seu segmento?

Os empresários das PMEs precisam entender que a utilização do marketing digital é hoje uma questão de sobrevivência no mercado assim como foi o uso das mídias tradicionais anos atrás.

Não estamos dizendo que deve-se optar entre a marketing tradicional e o marketing digital mas sim que é preciso fazer uso das duas estratégias de forma integrada, mas se sua verba de marketing for insuficiente para isso, a opção digital será a mais assertiva porque permite atingir uma base hiper segmentada por um baixo investimento, o que não é possível através do marketing tradicional.

Considere que o mundo vive um momento de conexão total, troca de informação, análise de dados, reconhecimento facial, digital, ocular, enfim, que tudo acontece nos meios digitais e que,definitivamente, a internet veio para ficar e que as empresas não podem estar de fora deste universo digital.