Parte 5 – Premiação e Reconhecimento

Nosso assunto hoje é Premiação e Reconhecimento, assunto este em geral muito discutido entre os participantes de programas.

Sempre que alguém inicia sua participação em um Programa de Fidelidade ou Relacionamento, a primeira coisa que quer saber é o que vai ganhar e qual a vantagem em participar. Se para conquistar algum benefício o participante tiver que juntar pontos durante meses é melhor voltarmos para a etapa de planejamento e rever nossa proposta.

Os benefícios devem ser relevantes, atrativos, adequados ao público e de fácil resgate e quando falamos em fácil resgate significa pouco tempo para acumular pontos e sem burocracia.

Outra coisa muito importante quando se fala em premiação/benefícios é entender como eles serão financiados. Com budget fixo ou com % da margem de contribuição dos produtos participantes do programa? Se for com um % da MC quando mais se vende mais se premia. Agora, se for com budget fixo será necessário esgotar as possibilidades de cálculos financeiros e simulações para que não ocorram surpresas no decorrer do programa, ou seja, não permitir que o valor de resgate supere o budget previsto.

Quando o assunto é Reconhecimento estamos falando de emoção, e ao reconhecer aqueles clientes mais fiéis ou de alguma forma mais próximos da nossa marca, construímos uma nova relação, muito mais forte e duradoura. O reconhecimento é uma necessidade humana e toda marca que conseguir exercer o reconhecimento com certeza manterá por muito tempo uma legião de fãs.

Dentre as possibilidades de premiação/benefícios podemos citar:

  • Catálogos de Prêmios (personalizados, impressos ou virtuais, com produtos em geral ou específicos)
  • Gift Cards (compra, compra e saque)
  • Lazer (cinema, teatro, eventos, shows, exposições…)
  • Viagens (individuais, em grupos, pacotes em geral, pacotes exclusivos, experienciais)
  • Experiências (gourmet, bem estar, ação, esporte, luxo, …)
  • Serviços (atendimento, financiamento, entrega especial, serviços para casa …)
  • Especiais (jogos exclusivos, contato celebridades, visita à fábrica, cursos, …)

Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição para discutirmos sobre possíveis projetos ou para ajudá-lo com relação a alguma dúvida.