Parte 3 – Tecnologia da Informação

No último post falamos sobre o Planejamento para Programas de Fidelidade e Relacionamento. Hoje vamos falar sobre Tecnologia da Informação aplicada aos programas.

Programas de Relacionamento e Fidelidade dependem totalmente de bases de dados bem estruturadas e sistemas de gerenciamento de informações muito bem desenvolvidos e fiéis à realidade.

É a partir de uma base de dados bem elaborada ou da construção desta base que poderemos entender quem é seu cliente, como age, quando e quanto compra, dentre outras informações básicas (cadastro e relação comercial). Além destas informações básicas é fundamental buscar informações de perfil, hábitos de consumo, gostos, desejos e necessidades para que possamos entender quais são os grupos de clientes com características próximas para oferecer os benefícios adequados a cada grupo ou indivíduo.  É a partir da segmentação desta base que também podemos acionar campanhas de comunicação dirigida, entregando a informação correta para cada perfil de cliente.

Além da base de dados é necessário um sistema de gestão que será responsável por fazer todos os cruzamentos das informações do programa. É através deste sistema que geramos a pontuação, que liberamos as premiações/benefícios e emitimos os relatórios do programa. Também é através dele que o programa fica integrado com fornecedores/plataformas de envio de SMS, e-mail mkt, callcenter e parceiro logístico de premiação.

Dentre as responsabilidades de uma área de TI dedicada aos programas, as mais importantes são:

  • Análise, customização, desenvolvimento de DBM
  • Desenvolvimento de sistema de gestão de Informações
  • Desenvolvimento de sites, portais e Apps
  • Definição de modelos de relatórios e análises
  • Mensuração de resultados e análises que permitirão o aperfeiçoamento ou ajustes ao programa

Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição para discutirmos sobre possíveis projetos ou para ajudá-lo com relação a alguma dúvida.