Parte 2: O Planejamento

A fase do planejamento é importantíssima e é nela que tudo que diz respeito ao programa será analisado e definido. O futuro e o sucesso do programa dependem de um planejamento inteligente, que amarre todas as pontas do processo de implantação e manutenção.

Nesta fase várias questões são analisadas e definidas:

Questões estratégicas

  • Análise dos objetivos da empresa para com o programa
  • Avaliação de programas existentes
  • Entendimento das atuais dificuldades/necessidades da empresa
  • Entendimento do cenário geral da empresa e interferências ou apoios de públicos complementares, como equipe de vendas, equipes terceirizadas, distribuidores, área de treinamento própria,  RH ….
  • Base e perfil dos participantes
  • Mecânica, critérios de pontuação e regras do programa
  • Régua de relacionamento e ações de ativação, motivação e reconhecimento para a base de participantes
  • Canais de comunicação que serão utilizados (lojas, mídia, redes sociais…)
  • Premiação e benefícios (catálogo, vale prêmio, experiência, viagem…)
  • Pesquisa de campo com participantes de programas existentes ou de prospects de novos programas
 Questões táticas – operacionais
  • Plano de ação logística (envio/recebimento de materiais, convites, brindes, informações sobre os participantes, vendas, adesão ao programa…….)
  • Operação de campo/contratação de mão de obra (lançamento, aplicação de material, reforço do programa, visita misteriosa, pesquisa, avaliação…)
  • Definição das ações de lançamento (workshop, evento, treinamento, vídeo conferência, visita de promotores……)
  • Interface com agência de publicidade para lançamento em mídias
  • Contratação de fornecedores e parceiros

Comunicação

  • Definição do conceito criativo
  • Nome e marca do programa (logo)
  • Peças de lançamento (físicas e virtuais)
  • Peças de sustentação (físicas e virtuais)

Questões Financeiras

  • Valor do ponto por volume, mix, região, segmento de mercado ou outras premissas
  • Budget e levantamento de custos para o programa (etapas de lançamento, sustentação e roll out)
  • Distribuição percentual da verba do programa em comunicação, gestão e premiação
  • Cálculo de payback e ROI

Questões Jurídicas

  • Análise jurídica e suas implicações
  • Redação de Regulamento
  • No próximo e-mail iremos abordar o assunto “Tecnologia da Informação” aplicada aos programas de fidelidade e relacionamento.

 

Esperamos estar ajudando você a conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas do marketing.

Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição para discutirmos sobre possíveis projetos ou para ajudá-lo com relação a alguma dúvida.