Objetivos do marketing nos meios digitais

Vamos entender quais são os objetivos do marketing nos meios digitais, assim você conseguira avaliar em que nível está sua empresa e quais são seus objetivos

1. Construção de marca e presença digital

Para que sua marca seja achada nos meios digitais primeiramente ela precisa ter um site ou uma página em alguma rede social, só assim será possível iniciar um trabalho de construção e percepção de marca. Além disso, a entrega de conteúdos diversos e de interesse do seu público devem ser constantemente publicados no seu blog ou na sua página social.

Quanto mais sua empresa publicar conteúdos de interesse, mais autoridade e presença digital ela conquista no seu segmento de negócio , ou seja, fica bem classificada nos rankings dos meios digitais. Quanto mais alta sua pontuação no ranking  dos sites de busca, mais fácil será de encontrá-la.

2. Vender

Vender é a base para a sobrevivência de qualquer empresa e os meios digitais oferecem diversas ferramentas e estratégias que devem ser utilizadas conforme as características da sua marca, produto ou serviço. Desde campanhas  institucionais, de venda, com oferta de preço, promoções ou até campanhas de captação de leads. É só adequar sua necessidade à realidade digital, mas com  investimento sempre mais baixo que nos meios tradicionais.

3. Captar novos clientes

A partir do momento que você já construiu sua presença digital, já tem um site bem estruturado, um blog com posts interessantes, já pode partir para o segundo objetivo que é o de atrair novos consumidores. Para isso existe uma estratégia que chamamos de inbound marketing, que trabalha a atração, nutrição e conversão dos leads (público capturado) em novos consumidores. A base desta estratégia é a geração de conteúdos, quanto mais conteúdo de interesse para o perfil de público que você quer atingir, maior a chance de captar a atenção desse público e iniciar um trabalho de relacionamento com ele.

4. Converter leads em novos clientes

Um público bem nutrido de informações acredita mais na sua informação, produto ou serviço e fica mais acessível à uma abordagem de vendas. A conversão é infinitamente maior num processo de inbound do que numa venda tradicional porque o lead já está aquecido quanto a oferta e sua equipe de vendas só terá que finalizar o processo.

É importante ter uma boa equipe de pré venda ou de atendimento ao cliente disponível para fazer o melhor trabalho possível, complementando as informações necessárias e tirando dúvidas. O público web normalmente quer um atendimento na velocidade da web, ou seja, imediato, por isso, equipes muito bem treinadas  e disponíveis podem fazer toda a diferença.

5. Reter e fidelizar novos clientes

Se você já conseguiu converter um lead em novo cliente, precisa migrá-lo para o que chamamos de um programa de relacionamento, que pode acontecer 100% através dos meios digitais ou não. O programa de relacionamento é composto por uma série de ações que visão manter a proximidade da marca com o cliente.