O Velho e O Novo Marketing

Estamos em um período de transformação e inovação constantes em diferentes áreas das nossas vidas. Novas tecnologias vêm surgindo e remodelando a nossa forma de pensar e agir.

No marketing não poderia ser diferente e essa transformação se aplica principalmente na forma de se relacionar com o mercado e de vender o seu produto / serviço.

Essa transformação no Marketing é chamada de “Inbound Marketing” ou “Novo Marketing” ou ainda de “Marketing de Atração”. Seu objetivo principal é criar valor para o seu negócio, focando no desenvolvimento progressivo da jornada de compra de um potencial cliente, respeitando cada etapa desde a atração até a retenção e entendendo o momento ideal para o fechamento do negócio.

Diferente do “Outbound Marketing” também conhecido como “Velho Marketing” ou “Marketing Tradicional” onde a empresa ia atrás do cliente, agora o cliente vem atrás do produto / serviço oferecido pela empresa.

O fator principal para essa transformação no marketing deve-se ao acesso a informação.

Antigamente, como o acesso a informação era escasso, a venda dependia totalmente da abordagem do vendedor, pois o cliente não tinha onde buscar informação sobre determinado produto ou serviço a não ser na própria empresa.

Atualmente o acesso a informação está inteiramente disponível nas ferramentas de busca, mídias sociais, blog, fóruns de discussão, reviews de produtos e serviços e demais tendências da internet. Dessa forma, é possível saber tudo sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.

Portanto a preocupação do marketing digital deve ser em gerar interesse através de conteúdo relevante para atrair o consumidor. E isso só pode ser feito através do entendimento da jornada de compra do mesmo, direcionando ações específicas para cada etapa desse processo.

Quando falamos de “conteúdo relevante”, estamos falando de um dos principais pilares do Inbound Marketing. A produção desse conteúdo é fundamental para atrair e para garantir que o potencial cliente possua as informações necessárias para optar pela compra no momento em que for abordado pelo vendedor. É fundamental também que esse conteúdo seja desenvolvido de acordo com cada etapa da jornada de compra do consumidor.

Essas etapas costumam ser divididas em:

  1. Aprendizado e Descoberta
  2. Reconhecimento do Problema
  3. Consideração da Solução
  4. Avaliação e Compra