O que fazer com sua verba de marketing.

Vivemos uma época em que a pressa é mais presente do que nunca. Pressa pra sair, pra chegar, pra cobrar, pra comprar, pressa pra comer, pressa pra tudo, inclusive pra fazer seu negócio chegar lá, se estruturar, se lançar no mercado, conquistar confiança, pressa pra vender, entregar o que foi vendido, pressa pra ter lucro e sucesso.

E nessa pressa toda, muitas vezes esquecemos que para sermos vistos e desejados precisamos saber escolher muito bem quais ferramentas de marketing são mais adequadas ao negócio.

Simplificando, é necessário definir quanto esforço e investimento serão destinados para cada uma dessas ferramentas e para isso, um pouco de questionamento facilita a decisão.

  1. Comunicação off line:

Seu produto ou serviço precisa estar presente nos meios de comunicação tradicionais? É um produto de consumo de massa ou de nicho? Sua verba suporta o investimento necessário em rádio, TV ou mídia impressa? Precisa de ações promocionais, participar de feiras ou eventos? Quanto? Qual é o tamanho dessa necessidade? Quanto vai custar e o que trará de retorno todo esse investimento?

  1. Comunicação on line:

Um bom trabalho nas redes sociais e sites de busca atingiria seu público? Você acredita que conseguiria captar o volume de clientes necessários para alavancar suas vendas? Sabe como está atualmente sua presença digital? E a de seus concorrentes? É um produto ou serviço que usaria os meios digitais para aparecer ou ser buscado?

  1. Ações de Incentivo:

Que importância você dá à motivação da sua equipe? Como é feito o reconhecimento dos seus melhores profissionais? Entende que é possível aumentar sua produtividade com a mesma equipe?

  1. Ações de Relacionamento:

Você se relaciona com sua base de clientes? Com que periodicidade, intensidade, conteúdo? A existência do relacionamento facilitaria a recompra do seu produto ou serviço?

 

Vamos comparar dois produtos bem diferentes: Uma rede de lojas de chocolates e uma rede de clínicas de estética.

  • Qual das duas empresas você acha que precisa ter mais presença digital? Considere que nos meios digitais você pode transferir conteúdo, pode conversar com o público, pode postar vídeos, depoimentos, dentre outras ações.

 

  • Qual depende mais de equipes motivadas? Qual permite avaliar, além dos resultados diretos de vendas como volume, mix, preço, também avaliar atendimento, postura, conhecimento técnico, dentre outras características?

 

  • E com relação à comunicação off line, qual precisa mais deste tipo de comunicação? A que precisa vender altos volumes ou a que precisa de alta credibilidade? Qual produto ou serviço você compraria por indicação ou por experimentação?

 

  • E pra finalizar, qual dos dois tipos de negócio precisa mais de um bom relacionamento com seus consumidores para ter sucesso? Ou, qual permite o desenvolvimento de um relacionamento?

 

São muitas perguntas e ainda faltam muitas mais para você poder definir que caminho seguir, mas já dar pra ir pensando, preferencialmente sem pressa, que é pra não errar.

 

Se precisar de ajuda pra definir ou tiver dúvida sobre alguma das ferramentas, conte com a gente.