O que é Presença Digital

Devido ao fácil acesso a informação e as mudanças de comportamento do consumidor, que hoje utiliza a internet como principal fonte de conteúdo e informação, tornou-se essencial possuir uma boa imagem nos meios digitais. Para isso damos o nome de PRESENÇA DIGITAL.

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Presença Digital é um conjunto de ações empregadas pela empresa, no meio digital, que busca alcançar visibilidade e interação com o seu público-alvo. Porém, para possuir presença digital não basta possuir um perfil no Facebook (ou em qualquer rede social) ou um domínio na Web. É necessário que a sua marca se mostre interessante, confiável e disponível para estabelecer um elo com seus consumidores. Afinal, é na internet, através de conteúdo disponível, opiniões de outros consumidores e informações complementares que o seu potencial cliente irá, ou não, optar pela compra do seu produto/serviço.

Existe uma série de ferramentas de marketing digital que podem e devem ser adotadas de acordo com a necessidade da empresa:

1. Marketing de Conteúdo

Essa é a ferramenta base para qualquer outra ação que seja utilizada nos meios digitais. Como vimos anteriormente, as pessoas buscam conteúdo e informação na internet antes de efetuar qualquer aquisição. Portanto, disponibilizar conteúdo relevante que demonstre conhecimento e credibilidade na sua área e converse diretamente com o seu público alvo irá agregar valor à marca e atrair o público esperado.

2. Otimização para mecanismos de buscas

Esta ação, também conhecida como SEO, sempre estará relacionada ao Marketing de Conteúdo. Ela resume-se, basicamente, em utilizar palavras-chave, dentro do conteúdo disponibilizado, relacionadas à área de atuação da empresa e assim esse conteúdo se torna facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. Disponibilizar alto volume de conteúdo na internet também é importante para conquistar links de outros sites relevantes que direcionem as pessoas para o seu site.

3. Relacionamento

Relacionamento é a forma e os meios com os quais você se comunica com o seu público e é fundamental para criar um elo de ligação entre empresa/possível cliente.
Uma das formas de aproximar o consumidor da sua empresa é utilizar as Redes Sociais, segmentando o público alvo e utilizando uma linguagem que se comunique com ele. Outra forma é através do e-mail marketing, enviando conteúdo personalizado que agregue valor para ele e consequentemente para a marca.
É importante destacar que esses conteúdos disponibilizados, tanto através das Redes Sociais quanto através do e-mail marketing, não devem falar apenas do produto/serviço da empresa ou de conteúdos estritamente relacionados a ela. É necessário que a empresa se comunique falando de assuntos associados e respondendo aos engajamentos que forem surgindo no decorrer da ação.

4. Google Ads

GoogleAds

Os anúncios patrocinados do Google são uma das ferramentas para se alcançar uma boa presença digital. Através da publicidade paga, a sua marca entra em contato com um público qualificado que está pronto para se tornar cliente da sua empresa.

5. Domínio Web

DominioWeb

O site da empresa precisa proporcionar a melhor experiência possível para seus visitantes. Ou seja, além de pensar na conversão de visitantes em leads é preciso se preocupar com a usabilidade e navegabilidade. Ser acessível via móbile também é essencial para ser melhor raqueado em ferramentas de busca, além de se tornar acessível a um número maior de pessoas, já que a maioria utiliza dispositivos móveis para suas pesquisas.

6. Inbound Marketing

O Imbound Marketing tem como principal objetivo criar valor para o seu negócio, focando no desenvolvimento progressivo da jornada de compra de um potencial cliente, respeitando cada etapa desde a atração até a retenção e entendendo o momento ideal para o fechamento do negócio. Ele sempre estará relacionado a outras três ferramentas do Marketing Digital utilizadas apara adquirir presença digital, que são: Marketing de Conteúdo, Relacionamento e Domínio Web.
A estratégia de Imbound Marketing compreende o novo perfil do consumidor, na qual o cliente vem atrás do produto/serviço oferecido pela empresa através de conteúdos relevantes disponibilizados via blog post, e-book, infográfico, slide show, e-mail marketing, entre outros.

Um bom plano de Marketing Digital, que utiliza as ferramentas acima, tem como objetivo conquistar uma boa presença digital. Para construir uma boa presença digital é necessária dedicação constante e um pouco de persistência. E quando conquistada é importante que se mantenha o processo e aprimore-o quando necessário.