O que é incentivo e como essa estratégia pode ajudar você a vender mais e melhor!

É uma ferramenta utilizada para motivar pessoas, sejam elas pertencentes a equipes de vendas, de atendimento ao cliente, área administrativa ou outras. Abrange equipes próprias, representantes, distribuidores ou revendedores.

Na maioria das vezes o foco é atingir metas de vendas, mas também é possível focar em qualidade das vendas, do atendimento, correta positivação de materiais de venda e produtos ou outros objetivos.

Como está diretamente relacionada à meritocracia, são premiados e/ou reconhecidos aqueles que atingem suas metas e obtém melhores performances.

Objetivos básicos dos Programas de Incentivo

  • Aumento de produtividade
  • Aumento das vendas de determinado produto, grupo de produtos, determinada região, perfil de cliente ou sazonalidade
  • Lançamento de produto
  • Abertura de nova regional
  • Melhoria do clima organizacional
  • Participação em treinamentos

Tripé de Sustentação

  • Motivação
  • Reconhecimento
  • Recompensa

Ganhos para a equipe

  • Aumenta o comprometimento
  • Desafia e desperta a vontade de ganhar e o espírito empreendedor
  • Premia de forma justa, com transparência e de acordo com o resultado obtido
  • Amplia o espírito de colaboração já que muitas vezes o alcance da meta depende do resultado do grupo.

Ganhos para a empresa

  • Alcance de resultados em curto prazo
  • Ação alto-pagável – premia a superação ou alcance de metas
  • Permite mensurar os resultados
  • Aumenta comunicação e relacionamento com os participantes

Tipos de premiação

  • Produtos (eletroeletrônicos, motos, automóveis, outros)
  • Viagens
  • Cursos
  • Produtos próprios
  • Experiências

Tipos de reconhecimento

  • Troféus, placas, pins
  • Jantares especiais com a diretoria, presidência, grupo de interesse
  • Viagens exclusivas com grupo vencedor
  • Cartas e menções públicas

Regras básicas

  • Mecânica simples
  • Metas alcançáveis
  • Mesmas chances para todos
  • Comunicação constante
  • Reconhecimento