Marketing de Relacionamento e CRM – Qual a diferença?

O que causa muita confusão e dúvidas quanto à possibilidade de uma empresa poder ou não implantar um Programa de Relacionamento é o não entendimento das diferenças básicas entre ele e o CRM.
a. O CRM em si é um software de gestão de bases de dados, mais especificamente, de clientes, extremamente complexo e completo, que permite o cruzamento das informações captadas em todas as pontas do processo de interação de compra, desde o primeiro contato do cliente com o produto-serviço, trâmite financeiro-contábil-logístico, contatos via fale conosco, chat, atendimento ao cliente, dentre outros, considerando também o pré e pós compra. Por isso se diz que é básico para a implantação do CRM em uma empresa, que todos os seus departamentos ou áreas estejam integrados ao CRM.

b. O Marketing de Relacionamento é uma estratégia empresarial de longo prazo focada no relacionamento com seus públicos. Ele abrange diferentes pontos de contato, tipos de ações, análises constantes, comunicação personalizada e bilateral. Podemos dizer que o Marketing de Relacionamento é uma estratégia de gestão, que exige plataformas tecnológicas de alta complexidade e custo, como por exemplo, uma plataforma de CRM.

CRM + Marketing de Relacionamento = Software de Gestão + Estratégia de Gestão