Marketing de Relacionamento e Programa de Relacionamento – Qual a diferença?

a. Um Programa de Relacionamento é uma das ações do Marketing de Relacionamento. Ele trabalha a base de participantes existente e busca conhecer ao máximo os diferentes perfis desta base, entende como acontece o relacionamento empresa-participante e retribui através de ações de relacionamento. Trata participantes diferentes de formas diferentes, interagindo de formas específicas e entregando benefícios adequados a cada um.
O Programa de Relacionamento, apesar de depender também de um sistema gestor que possibilite controlar e analisar as ações propostas e a interação do participante, precisa de sistemas com níveis de complexidade muito mais simples do que um sistema de CRM.
Podemos dizer que o CRM permite gerenciar também os Programas de Relacionamento, mas que os Programas de Relacionamento não precisam de softwares de CRM para ser implantados e gerenciados.
b. Quanto ao Marketing de Relacionamento, uma empresa não vive apenas dos seus atuais clientes, fornecedores, parceiros, pontos de venda, especificadores, distribuidores… Ela precisa trabalhar também antigas e futuras bases, de antigos e novos públicos. E a estratégia que engloba todos estes públicos é o Marketing de Relacionamento, trabalhando todas as fases da inter-relação e seus objetivos específicos.