Mitos, Cuidados e Erros comuns relacionados a Programas de Relacionamento e Fidelidade

Mitos

a) Uma empresa só consegue fazer um Programa de Relacionamento e/ou Fidelidade se tiver um sistema de gestão implantado.

  • A empresa não precisa ter necessariamente um sistema e sim as informações necessárias sobre o negócio e a base de participantes, que poderão ser organizadas pela agência. Dependendo do tamanho dos arquivos, a transferência dos dados para a agência pode ser feita até via planilhas excel, sendo o modelo ideal através de acesso direto a base de dados da empresa.

b) Programas de Relacionamento e Fidelidade garantem o aumento das vendas.

  • Nem sempre, mas podem manter sua base estável por muito mais tempo enquanto você promove outras ações focadas na captação de novos clientes.

 

Cuidados

c) Garantir a manutenção do programa por longo prazo.

d) Ter capacidade financeira para investir no programa. Não significa ter grandes verbas e sim verba suficiente para manter uma boa comunicação e relacionamento com a base. Prêmios nem sempre são interessantes, muitas vezes, serviços, informação e atenção valem muito mais.

e) Manter na empresa ao menos um responsável pelo programa, que tenha conhecimento sobre o negócio, acesso a informações e autonomia para tomada de decisões. Ele será o elo com a agência de marketing de relacionamento.

f) Disponibilizar para a agência todas as informações possíveis sobre a base de dados, vendas, produtos, concorrência e qualquer outra informação que seja necessária.

 

Erros Comuns

g) Programas de Relacionamento e/ou Fidelidade trabalham focados no longo prazo, portanto, um dos maiores erros é criar expectativa para obtenção de resultados de curto prazo.

h) É fundamental entender que Programas de Relacionamento e Fidelidade não são campanhas, com começo, meio e fim, num determinado espaço de tempo. Programas são processos de longo prazo e pelo fato de serem “processos”, se ajustam, modificam e complementam no decorrer do tempo.

i) Não envolver todas as equipes que tenham alguma sinergia com o Programa, como:

  • Equipe de vendas, que pode nos trazer informações importantíssimas sobre o mercado ou nos ajudar no lançamento do programa.
  • Equipe de marketing, apoiando nas questões relativas à identidade da marca, no aproveitamento das oportunidades de ações promovidas pela marca, no desenvolvimento de benefícios e parcerias .
  • Equipe de atendimento ao cliente, fazendo o meio de campo, tirando dúvidas, atualizando cadastros, defendendo o programa.
  • Equipe financeira, ajudando em todos os cálculos financeiros, visando o melhor retorno sobre o investimento.
  • Equipe de compras, promovendo melhores negociações junto aos fornecedores. Equipe jurídica, analisando regulamentos propostos e sua adequação com as diretrizes jurídicas da empresa.
  • Dentre outras equipes