marketing de relacionamento

Mitos, Cuidados e Erros comuns relacionados a Programas de Relacionamento e Fidelidade

Mitos a) Uma empresa só consegue fazer um Programa de Relacionamento e/ou Fidelidade se tiver um sistema de gestão implantado. A empresa não precisa ter necessariamente um sistema e sim as informações necessárias sobre o negócio e a base de participantes, que poderão ser organizadas pela agência. Dependendo do tamanho dos arquivos, a transferência dos[…]

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Gerenciamento de Programas de Fidelidade e/ou Relacionamento

O gerenciamento de programas envolve profissionais de várias especialidades, com conhecimentos específicos, formando um time multidisciplinar que deve trabalhar em total sinergia.   Gerenciamento da Informação – é responsável por tudo que envolve sistemas, base de dados e ambiente digital. Engloba o desenvolvimento do sistema utilizado para gerenciar o programa, mecânica de pontuação e/ou participação,[…]

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Tecnologia e os Programas de Fidelidade e/ou Relacionamento

O Marketing de Relacionamento e seus programas trabalham amparados em tecnologia. Sistemas e bases de dados que nos fornecem todas as informações e ferramentas para conhecermos nossos públicos e gerenciarmos nossas ações e seus resultados. Através da tecnologia a nosso serviço esperamos ter: – desenvolvimento de sistemas, bancos de dados, sites e portais; – integrações[…]

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Etapas de Desenvolvimento de Programas de Relacionamento e Fidelidade

  a) Planejamento Estratégico Definir objetivos, metas, expectativas Avaliar mercado, concorrência, distribuição, particularidades do negócio Definir mercado e público prioritário, secundário… Análise de campo – conhecer os públicos e pontos de contato     b) Planejamento Financeiro Estratégia de milhagem – pontos básicos, pontos extras, ativações, promoções sazonais, linha de corte (caso necessário) Simulações financeiras[…]

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Qual o prazo médio para o desenvolvimento de um Programa?

Tudo depende se as informações da empresa estão disponíveis, como estão organizadas, se estão atualizadas, se são centralizadas ou se virão de várias fontes e também se já está decidido qual será o responsável pelo Programa, dentro da empresa. Com informação disponível, acessível e um profissional parceiro, que será a ponte entre a agência e[…]

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Características básicas dos Programas de Relacionamento e Fidelidade

Personalização – todas as comunicações são nominais e específicas para cada perfil de cliente. Entenda-se que uma base de clientes é sempre segmentada conforme características comuns dos participantes, portanto um programa tem grupos de participantes com perfis semelhantes. Canais de Comunicação – os participantes de um programa precisam ter canais de comunicação para falar com[…]

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Que tipo de sistema de dados a empresa precisa ter para poder desenvolver seu programa, seja ele de Fidelidade ou Relacionamento.

O fundamental é que a empresa tenha capacidade de gerar dados que servirão de base para as análises do programa, sejam elas de perfil ou pontuação dos participantes. São raras as empresas que, nos dias de hoje não possuem ao menos uma ferramenta de gestão, mesmo que num modelo simplificado, que tenha a capacidade de[…]

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Cronograma de ações e ativações

Considerando que Programas de Fidelidade e Relacionamento são ações de longo prazo, é fundamental criar motivos para entrar em contato constante com a base, caso contrário, o Programa cairá no esquecimento. Um cronograma de ações e ativações bem elaborado e aplicado fará o papel de manter os participantes sempre alertas quanto ao Programa. O cronograma[…]

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Como definir o budget de um Programa de Relacionamento

Como um programa de relacionamento não está atrelado à compra de produtos e/ou serviços e sim à relação que o participante tem para com a empresa, o que também pode contemplar a compra de produtos e/ou serviços, não existe a necessidade do budget depender especificamente de um percentual da margem, na sua forma mais simples.[…]

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Um programa de Fidelidade é aplicável a toda base de clientes, fornecedores ou outros públicos?

A ideia básica que precisa ficar clara é que, quando falamos em “Programa de Fidelidade” automaticamente estamos falando em “milhagem”. E quando falamos em “milhagem” é preciso entender que qualquer pessoa, ou empresa, junta milhas, pontos ou moedas com um único objetivo: Trocar estas milhas, pontos ou moedas por algum benefício. Então, se o volume[…]