Etapas de Desenvolvimento de Programas de Relacionamento e Fidelidade

  a) Planejamento Estratégico

  1. Definir objetivos, metas, expectativas
  2. Avaliar mercado, concorrência, distribuição, particularidades do negócio
  3. Definir mercado e público prioritário, secundário…
  4. Análise de campo – conhecer os públicos e pontos de contato

    b) Planejamento Financeiro

  1. Estratégia de milhagem – pontos básicos, pontos extras, ativações, promoções sazonais, linha de corte (caso necessário)
  2. Simulações financeiras
  3. Orçamento do programa
  4. Cálculo de Receita

    c) Planejamento Jurídico

  1. Análise jurídica, regulamento, registro em cartório

     d) Definição de Mecânica de Pontuação (milhagem) e/ou Benefícios

  1. Compras x Pontos – definir volume, valor, frequência de compra x pontos
  2. Ações de reconhecimento, envolvimento, privilégios e recompensas, conforme segmentação/categoria, que ofereçam benefícios à base de participantes
  3. Desenvolvimento de parcerias

     e) Definições Operacionais

  1. Desenhar todos os fluxos operacionais relacionados a:
    • Troca de informações das bases de dados
    • Contatos com a base (0800, e-mail, telefone, correio, etc)
    • Canais web – site do programa e redes sociais
    • Compra e entrega de prêmios e benefícios

     f) Estrutura – Definir todos os recursos técnicos e humanos que viabilizem a implantação,          gerenciamento e operação do Programa

  1. Planejamento
  2. Criação
  3. Atendimento
  4. Produção
  5. Sistemas/Bases de Dados
  6. Web/Redes Sociais
  7. Jurídico/Financeiro

g) Estratégia de Lançamento

  1. Como, onde e quando lançar o programa