Os maiores erros cometidos em programas de incentivo

Muitas pessoas acham que estruturar um programa de incentivo é coisa fácil, que é só definir uma meta e uma premiação e pronto. Mas não é bem assim, de mecânicas mais simples até as mais complexas, um programa de incentivo exige muito planejamento e acompanhamento constante. Veja abaixo os maiores erros cometidos em programas de incentivo e confira se você está no caminho certo.

1- Falta de planejamento
É nesta fase que se define tudo a respeito do programa de incentivo. Quem participa, qual a chance de cada participante ganhar, se é necessário dividir a equipe em grupos, para que todos tenham as mesmas chances de ganhar, qual a duração do programa, se será dividido em etapas ou não, qual a duração de cada etapa, se terá premiação periódica, intermediária ou final, enfim, um bom planejamento fará toda a diferença no seu programa de incentivo.

2- Escolha errada da premiação
A conquista da premiação é o grande momento, é quando todo esforço dispensado durante o período do programa, é recompensado. Por isso, a escolha de uma premiação adequada ao perfil dos participantes é fundamental. Uma premiação mal escolhida pode acarretar na falta de motivação e na consequente falta do resultado esperado.

3- Dimensionamento exagerado das metas
Todo participante deve ter certeza de que é possível alcançar as metas propostas. Metas superdimensionadas e inalcançáveis são totalmente desmotivadoras. A meta deve exigir esforço para ser alcançada, mas não um esforço exagerado. Metas subdimensionadas também são muito negativas e não geram comprometimento nem uma boa imagem para a empresa.

4- Comunicação e feedback fora da medida
É muito importante a troca de comunicação entre participante e empresa. A ausência de canais de comunicação ou de informação sobre o programa, como metas, mecânica de participação, ações pontuais e resultados pode gerar desconforto. Saber se está no caminho certo ou se deve mudar de rota é básico para o bom desempenho do participante.
Por outro lado, o excesso de comunicação pode gerar uma tensão desnecessária. O Importante é comunicar na medida.

5- Ausência de reconhecimento
Pessoas precisam de reconhecimento, muitas vezes, mais do que de premiação. O reconhecimento move, valoriza e encoraja. Reconhecer as melhores performances, sejam individuais ou em grupo, é muito importante. Publicar os resultados em locais públicos, na intranet, reconhecer em eventos ou em outras ocasiões com certeza fará toda diferença nos resultados do seu incentivo.

Esperamos que as dicas acima ajudem você a entender um pouco melhor sobre o que não fazer num programa de incentivo.

Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição para discutirmos sobre possíveis projetos ou para ajudá-lo com relação a alguma dúvida