Que empresesas devem e/ou podem se beneficiar de Programas de Relacionamento e/ou Fidelidade

a. Qualquer empresa, de grande, médio ou pequeno porte. O importante é ter uma base de dados atualizada ou então construir uma base, a partir da qual serão feitas as segmentações de perfil e definições de ações.

b. Dedicar uma verba específica para o projeto é fundamental. Um programa não sobrevive sem constância de ações e de comunicação com a base de participantes. A verba para o programa deve ser bem projetada para períodos de curto, médio e longo prazo.

c. Podemos dizer que o programa de relacionamento se aplica melhor ao consumo de varejo e o programa de fidelidade ao consumo de atacado.

Por exemplo, um supermercado aplica ao seu público um programa de fidelidade, ou seja, pontua pelo volume comprado, independente de que marca foi adquirida. Seu objetivo é manter seu cliente fiel a sua loja, dia após dia e o benefício costuma ser a troca de pontos por produtos da loja.

Já uma montadora, que vende um carro a cada 2, 3, 5 anos para uma determinada pessoa, está muito mais focada em manter um relacionamento de longo prazo com esta pessoa para que em 2, 3 ou 5 anos, ela volte a comprar um novo carro, da sua marca.

Por isso é importante encaixar o perfil do seu produto ou serviço ao programa adequado.