Como definir o budget de um Programa de Relacionamento

Como um programa de relacionamento não está atrelado à compra de produtos e/ou serviços e sim à relação que o participante tem para com a empresa, o que também pode contemplar a compra de produtos e/ou serviços, não existe a necessidade do budget depender especificamente de um percentual da margem, na sua forma mais simples. Ele pode estar atrelado à verba de marketing, trade marketing ou até à verba da área de vendas, vai depender de cada empresa. Idealmente, quando falamos de B2C, a verba sairia da área de marketing e quando falamos de B2B, sairia das áreas de marketing e trade marketing.

 

Que tipos de ações o budget de Programas de Relacionamento e Fidelidade deve prever?

 

  1. Ações de caráter emocional – São todas as ações de envolvimento e reconhecimento. Aqui podemos citar desde convites para eventos exclusivos, brindes, presentes em datas especiais, atendimento diferenciado e até cursos, workshops e treinamentos.
  2. Ações de caráter racional – Tudo aquilo que pode ser medido na relação de troca. É a milhagem propriamente dita, uma vantagem comercial ou uma ação de indique e ganhe, por exemplo.