Como construir autoridade nos meios digitais

Para que qualquer empresa obtenha sucesso nos meios digitais, a coisa mais importante a se fazer é a construção de “autoridade”.

Autoridade está intimamente relacionada a respeito, admiração e confiança, três sentimentos importantíssimos a se conquistar para fazer com que sua marca, produto ou serviço seja a primeira opção na escolha do seu público-alvo.

Mas como começar? Como se estruturar para construir autoridade?

Passo 1: Para conseguir a atenção do seu público-alvo você precisa falar sobre assuntos de seu interesse, assuntos que entregam aquilo que ele necessita ou deseja, então, o passo 1 é descobrir quais são essas necessidades e desejos, qual é o problema que seu público-alvo tem e que sua empresa poderia ajudar a resolver.

Passo 2: Depois de descobrir como ajudar seu público-alvo chegamos ao Passo 2 que é criar os conteúdos, redigir os textos e dar forma a cada conteúdo.

Passo 3: Seu primeiro conteúdo está criado e postado nos meios digitais. Qual o próximo passo? Dar continuidade a criação e disponibilização de novos conteúdos, mais detalhados, com maior profundidade na solução do problema do seu público-alvo. A cada novo conteúdo você vai subindo mais um degrau na posição de autoridade.

Aí vem a grande pergunta: A maioria das empresas que já está trabalhando com inbound marketing não está fazendo a mesma coisa? Não estão buscando construir autoridade para sua marca? Então, o que fazer? Como se diferenciar?

Fazendo o que toda marca que consegue se diferenciar faz. Sendo diferente, única e especial.

Muito bem, supondo que você já saiba o que seu público deseja ou precisa, é fundamental saber também o que sua concorrência está entregando para o mercado e a partir daí desenvolver materiais que entreguem alguma coisa que ela  não entregue. Para isso será necessário:

1)      Estruturar um planejamento estratégico de conteúdos:

a- Que conteúdo criar, um que seja melhor, que supere o que a concorrência já está entregando e que torne o seu material especial, fazendo com que sua marca seja mais admirada do que as outras.

b- Que formatos usar: e-book,  vídeo, palestra, slide-show, live ou outra forma de comunicação.

c- Quando publicar: Estruturar um cronograma de divulgação dos seus conteúdos, para cada canal de comunicação: site, blog, redes sociais x nínel de relacionamento do público-alvo com sua marca.

2) Estruturar um Blog competente porque é através do seu blog que sua empresa poderá mostrar como pensa, como age, o que pretende, no que acredita, com o que se preocupa. Seu blog é a janela pela qual seus visitantes conhecem sua empresa e passam a admirá-la, segui-la e divulgá-la. Os posts do seu blog podem ser compartilhados e este é um dos objetivos a ser conquistado, por isso, seu conteúdo deve ser altamente relevante e ir ao encontro das necessidades e desejos do seu público-alvo.

Para estruturar um blog competente você precisará definir:

a- Um cronograma de publicação

b- O que publicar. Que temas desenvolver.

c- Que tipo de abordagem usar.

d- Que tipo de linguagem usar.

e- Analisar frequentemente os comentários dos seus visitantes, o que poderá te dar novas ideias para novos conteúdos além de um entendimento do grau de aceitação do que vem publicando.

Obviamente, o site da sua empresa deverá estar sempre atualizado e construído no formato responsivo, assim como suas páginas nas redes sociais também deverão estar atualizadas e ter frequência de postagens para que tudo some à construção da posição de autoridade.