Características básicas do marketing digital

Vamos conhecer algumas características que fazem do marketing digital uma ferramenta inquestionável:

Hipersegmentação da base: Os meios digitais como redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Istagran ou outras) e sites de busca (Google e outros), através de inúmeros cálculos matemáticos, conseguem identificar pelo padrão de comportamento do internauta (tipos de sites acessados, pessoas com as quais se relacionam, assuntos de interesse, entre outros), a qual perfil pertencem. Assim, quando uma empresa investe em marketing digital, pode anunciar diretamente para um público hipersegmentado, o que significa que atingirá uma audiência com alto grau de adequação à sua mensagem.

Mensuração: Toda ação feita via meios digitais pode ser mensurada, desde que a campanha seja estruturada para isso. Através de “robôs” e diferentes tipos de “códigos” inseridos nas páginas de acesso, é possível rastrear o caminho percorrido pelos internautas e entender qual anúncio, qual conteúdo, qual página foi mais acessada.

Construção de base: Todo tipo de contato pode ser uma forma de captação de dados que se tornarão uma base viva de informações para a tomada de decisões de marketing. Seja através do fornecimento de conteúdo, assinatura de newsletter de blog ou até através de simuladores de algum assunto de interesse, é possível solicitar por exemplo e-mail, telefone ou outros dados para promoção de futuras ações.

Divulgação gratuita:  O mundo digital depende da conexão entre todos para que continue crescendo e se fortalecendo. Por isso, os compartilhamentos, a viralização e a  busca orgânica nos sites de busca acontecem e provocam a disseminação da sua informação de forma gratuita, ou seja, você investe para impactar um determinado número de internautas mas acaba atingindo sempre um número maior. Tudo vai depender apenas se o seu conteúdo, produto ou oferta são realmente interessantes ou não.

Custo-benefício excelente: Além de todas as características acima, com baixo investimento é possível alcançar bons resultados através do marketing digital. Com uma boa estratégia, canais adequados, segmentação correta, com certeza os resultados serão ainda melhores.

Terceirização: è uma prática do marketing que permite a contratação de agências especializadas, tanto nas estratégias quanto no uso das ferramentas de gerenciamento das ações o que significa que não existe a obrigatoriedade de manter uma equipe própria especializada.